Pular para o conteúdo

Conheça as etapas de uma limpeza pós obra profissional

Você sabe o que é Limpeza Pós Obra e por que ela é diferente de uma faxina tradicional? Leia até o final esse artigo especial que montamos e conheça as etapas da limpeza pós obra profissional para entender sua importância.

Limpeza Pós-obra Brasília DF

Para qualquer profissional da construção civil, entregar a chave de um imóvel recém-construído ou reformado significa muito mais do que a finalização de um trabalho, esse é o momento onde o cliente irá validar de perto o resultado de meses de dedicação. E para o proprietário do imóvel, este é o momento da concretização de um sonho, aguardado por muito tempo.

Por melhor que tenha sido a execução do projeto, a limpeza profissional do ambiente é indispensável, pois ela que irá remover todos os resíduos do processo de construção, demonstrando maior zelo do profissional que está fazendo a entrega do imóvel e garantindo a satisfação do cliente que irá recebê-lo finalizado.

Para simplificar o entendimento da importância desse tipo de serviço, montamos um artigo para você.

Sumário

Preciso de um serviço de limpeza pós-obra?

Serviço de Limpeza Pós-obra Brasília DF

A menos que já esteja previsto no seu contrato, um empreiteiro ou até mesmo uma construtora não irão fazer a limpeza pós obra do seu imóvel, apenas uma limpeza geral de entulhos, removendo o necessário para não causar nenhum acidente.

A limpeza detalhada pós-obra é um serviço diferenciado, que vai muito além de simplesmente varrer o chão, tirar poeira de móveis e outras áreas visíveis. 

Confira alguns dos requisitos mínimos de limpeza que precisam ser atendidos:

  • Limpeza e aspiração de todos os ambientes;
  • Higienização dos banheiros e cozinha;
  • Limpeza de toda a marcenaria (armários, nichos, móveis, portas, portais, etc);
  • Limpeza técnica de todo o piso e rodapés;
  • Limpeza técnica de esquadrias, box de banheiro,  janelas e portas de vidro (parte interna do imóvel);
  • Limpeza de luminárias e acabamentos em altura;
  • Limpeza de escada, corrimão e guarda-corpo.

Não se engane, apesar de em um primeiro momento parecer algo simples, uma limpeza pós-obra é muito diferente de uma faxina tradicional.

Somos Especialistas em Limpeza Pós-obra

Entre em contato conosco e peça o seu orçamento sem compromisso.

Limpeza pós obra ou faxina

Limpeza de Vidro Pós-obra

No próprio termo, “pós-obra”, é possível deduzir a finalidade do serviço, mas você sabe por que esse tipo de serviço é diferente de uma faxina tradicional?

Simplificando as coisas, podemos dizer que um serviço de limpeza pós obra conta com o auxílio de produtos e equipamentos de uso profissional para atuar na remoção segura de respingos de tinta, sobras de rejunte ou massa, cola, poeira e outros resíduos comuns após um serviço de construção ou pintura.

Já a faxina doméstica, na maioria das vezes, será executada por profissionais de limpeza sem qualificação para execução de limpeza técnica e sem o uso de equipamentos profissionais, como enceradeiras, extratoras ou politrizes. Esse tipo de serviço conta apenas com produtos de uso comum, desenvolvidos para serviços de higienização diária, pouco eficientes na remoção da sujidade gerada ao final de uma reforma.

A importância do uso de produtos e equipamentos profissionais de limpeza

Equipamentos de Limpeza Pós-obra

Você já tentou remover uma mancha de tinta seca de uma esquadria? Ou esfregar um piso para remover o excesso de rejunte? Se você já tentou fazer algo do tipo, sabe que essa não é uma tarefa fácil. Você pode até conseguir remover uma mancha, mas depois de muitas horas de esfregação, provavelmente também irá remover o brilho ou arranhar a superfície higienizada.

No método de limpeza pós-obra profissional, a remoção desse tipo de sujeira é feita praticamente sem processo mecânico (esfregação). Na maioria das vezes, a sujidade pesada é removida com o auxílio de produtos químicos de uso profissional, que irão variar conforme a categoria de resíduo e a superfície que será tratada.

Além disso, uma empresa profissional de limpeza pós-obra conta também com os equipamentos certos para cada tipo de situação, indo de vaporizadores até extratoras de alta pressão. Equipamentos que, além de agilizar o serviço, irão remover a sujidade sem causar danos.

Produtos e equipamentos profissionais de limpeza são indispensáveis na execução de um serviço de limpeza pós-obra, mas nunca devem ser utilizados por pessoas sem treinamento e instrução. Apesar de ajudarem muito no serviço, um simples erro na diluição de um produto ou manuseio errado de um equipamento podem causar danos irreversíveis no seu imóvel.

As duas etapas da Limpeza Pós Obra

O método de execução do serviço de limpeza pós-obra pode variar de acordo com o tamanho do local, tipo de sujidade e quantidade de membros na equipe, mas, de modo geral, podemos dividir o serviço em duas grandes etapas: Limpeza Pesada e Limpeza Detalhada.

Etapa 01: Limpeza Pesada

Limpeza Pós-obra Profissional

A remoção de resíduos soltos é a primeira etapa do serviço, conhecida também como limpeza pesada pós obra. É nesse momento que os profissionais fazem a remoção de detritos, lonas, papelões, fitas e adesivos de proteção e outros itens que não podem ser aspirados, reduzindo riscos de acidentes e liberando o local para o trabalho de limpeza detalhada. 

Essa primeira etapa é a menos complexa, pois não necessita de equipamentos ou produtos especiais. Porém é necessário que seja executada com muita atenção, pois os detritos sólidos maiores podem facilmente arranhar superfície ou danificar paredes recém-pintadas.

Mas atenção: o objetivo da limpeza pesada não é a retirada de entulhos. A retirada de entulhos deve ser feita antes da contratação do serviço de limpeza e sua execução é de responsabilidade dos profissionais de construção civil.

Etapa 02: Limpeza Detalhada

Limpeza pesada Pós-obra

Após a finalização da limpeza pesada, é iniciada a limpeza detalhada, um processo muito mais complexo e demorado.

Nessa etapa, todos os esforços são direcionados para a remoção de poeira fina, respingos de tinta, resíduos de cola, massas, rejuntes e outras sujidades que ainda não foram removidas na etapa anterior, limpando detalhadamente pisos, janelas, vidros, móveis, quinas, frestas e acabamentos.

Cada superfície é avaliada e tratada de acordo com a suas características. Por exemplo: um produto utilizado para remover excesso de rejunte em um piso de porcelanato polido não pode ser utilizado em um piso de mármore, e vice-versa. Em alguns casos, até a diluição do produto pode mudar a sua finalidade.

Entender e saber utilizar cada recurso disponível, sejam produtos ou equipamentos, é fundamental na execução do serviço de limpeza detalhada, pois isso garantirá um bom resultado e evitará um dano permanente ao imóvel.

Dica importante: finalização e entrega do serviço

Por ser um serviço mais complexo e mais caro que uma faxina tradicional, recomendamos que você faça a vistoria do imóvel assim que o serviço for finalizado, preferencialmente na presença do responsável técnico ou encarregado da equipe de limpeza. Isso irá garantir que o serviço fique conforme combinado, dando tempo da equipe corrigir imediatamente eventuais falhas.

Lembre-se: os profissionais de limpeza estão lá para executar uma tarefa que você não conseguirá fazer sozinho. Então não deixe nada para depois.

Limpeza Pós Pintura

Limpeza Detalhada

Depois de uma pintura, não são raros os casos de clientes que precisam de um serviço de limpeza detalhada, mas sem a necessidade de uma limpeza pesada prévia. Nesses casos, normalmente as empresas de limpeza pós-obra trabalham com valores um pouco reduzidos, levando em conta a diminuição dos recursos necessários para a execução do serviço.

De toda forma, por mais que o seu imóvel esteja livre da sujidade pesada, não deixe de buscar uma empresa especializada em limpeza pós-obra, pois, como já explicamos, ela cuidará da limpeza do seu imóvel de forma rápida, segura e eficiente, eliminando resíduos que você não conseguirá remover com os produtos de limpeza doméstica.

Empresa de Limpeza Pós-obra em Brasília-DF

Se você está buscando uma empresa de limpeza pós-obra em Brasília – DF, pode contar conosco. Atendemos Águas Claras, Asa Norte, Asa Sul, Lago Norte, Lago Sul, Noroeste, Sobradinho, Sudoeste, Park Way e todas as outras regiões do Distrito Federal.

Além de oferecer o serviço de limpeza pós-obra, contamos com profissionais qualificados para executar mais de 30 soluções, da lavagem de estofados ao polimento de pisos de porcelanato.

Fale conosco via WhatsApp (61) 3222-1872 e receba o seu orçamento detalhado hoje mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *