Pular para o conteúdo

03 Formas eficientes de tirar manchas de óleo de móveis de tecido

É possível remover manchas de óleo de tecidos? Se sim, como? Analisamos alguns dos melhores métodos para remover manchas de óleo de estofados. Neste post, compartilharemos esses métodos com você.

Almofadas no sofá da sala

Todos nós já fizemos isso em algum momento de nossas vidas. Você está sentado no sofá, assistindo TV e desfrutando de uma boa refeição. De repente, num piscar de olhos, você derramou sua comida. E para piorar a situação, você criou uma mancha de óleo em seu sofá.

Aqui estão três métodos que você pode usar para remover manchas de óleo de seus móveis de tecido:

  1. Bicarbonato de sódio e removedor de manchas
  2. Sabão para louça
  3. Pó de bebê e saboneteira

A melhor maneira de remover manchas de óleo de móveis estofados é removê-las imediatamente. Quanto mais tempo a mancha de óleo permanecer na mobília, mais difícil será removê-la. Continue lendo para aprender as etapas que você pode seguir para se livrar de manchas de óleo comuns em seus estofados.

Sumário

Métodos Para Remover Manchas De Óleo De Móveis De Tecido

Almofadas no sofá da sala

Em primeiro lugar, você deve saber que antes de aplicar solventes em seus móveis, é sempre uma boa ideia fazer um teste local em uma área imperceptível. Isso o ajudará a evitar uma possível descoloração. 

Você também deve evitar o uso de produtos de limpeza e substâncias abrasivas em seus estofados, pois eles podem causar danos ou descoloração do material. Se você não tiver certeza do que usar em seus móveis, sempre verifique as instruções de cuidados do fabricante.

Método 1: Use Bicarbonato De Sódio E Removedor De Manchas

Coisas que você precisa para estes métodos:

  • Bicarbonato de sódio
  • Amido de milho
  • Algumas toalhas de papel
  • Talco
  • Lenços umedecidos
  • Removedor de manchas
  • Panos de microfibra
  • Sabonete líquido
  • Detergente para roupa
  • Escova de dentes descartável

Etapas para remoção de manchas de óleo:

  1. Assim que você notar a mancha em seu estofado, pegue uma toalha de papel levemente úmida e passe em cima da mancha de óleo para limpar o excesso de gordura. Certifique-se de jogar o papel-toalha na lata de lixo e não coloque sobre os móveis, ou você corre o risco de criar uma mancha totalmente nova.
  2. Em seguida, pegue o bicarbonato de sódio e polvilhe sobre a mancha de óleo. Pode ser mais fácil fazer isso usando uma colher de cozinha. Certifique-se, então, de que a mancha de óleo esteja completamente coberta com bicarbonato de sódio. Aplique o bicarbonato de sódio em todas as manchas de óleo nos estofados então deixe-o assentar por cerca de 15 a 20 minutos nas manchas absorver a gordura.
  3. Pegue seu aspirador de pó e sua escova descartável para remover o bicarbonato de sódio do estofado. Certifique-se de revisar os pontos algumas vezes, pois você não quer que o bicarbonato de sódio fique incrustado no tecido da mobília.
  4. Por fim, pegue um solvente de limpeza a seco ou removedor de manchas e aplique nos móveis com um pano úmido.
  5. Pressione suavemente o pano na mancha de óleo para retirá-lo do tecido. Se a mancha ainda estiver visível, repita os passos anteriores até que seja completamente removida da mobília. Você pode precisar fazer isso uma ou duas vezes.

Método 2: Detergente

O detergente faz maravilhas quando se trata de quebrar partículas de gordura em manchas de óleo, o que não deve ser uma surpresa. Aqui estão as etapas para outro método que você pode usar para remover manchas de gordura do estofamento. 

  1. Comece limpando a mancha de óleo com um pano de microfibra e água morna com detergente. Ao criar sua solução de água com sabão, certifique-se de usar apenas uma ou duas gotas de sabão líquido, pois você não quer saturar demais os estofados. Além disso, certifique-se de usar água morna em vez de água fria para ajudar a penetrar na gordura.
  2. Em seguida, aplique um removedor de manchas em seu pano de microfibra e esfregue na mancha do estofamento. Esfregue suavemente o limpador de manchas na gordura por cerca de 60 segundos. Você também pode usar uma esponja para aplicar o removedor de manchas. Tente não esfregar a área com muita força, pois você não quer danificar as fibras do estofamento.
  3. Em seguida, pegue um lenço umedecido e passe-o sobre o tecido algumas vezes com movimentos circulares. A maioria dos lenços umedecidos contém uma pequena quantidade de álcool que pode ajudar a remover a gordura do estofamento. Se a mancha ainda estiver no sofá após esta etapa, repita as etapas até que a mancha desapareça.
  4. Depois que a mancha desaparecer, pegue um pano de microfibra úmido e limpe o sofá para remover qualquer resíduo de sabão.

Método 3: Talco e detergente

Você também pode usar o talco para bebês para ajudar a eliminar manchas de óleo ou gordura nos estofados. Veja como:

  1. Imediatamente enxugue a mancha usando uma toalha de papel para remover o excesso de gordura do estofado. Jogue a toalha de papel na lata de lixo, para não colocá-la acidentalmente na mobília.
  2. Em seguida, pegue o talco de bebê e espalhe uma grande quantidade diretamente sobre a mancha para absorver a gordura.
  3. Deixe o talco de bebê assentar sobre a manchas de óleo ou gordura por cerca de 15 a 20 minutos.
    Depois, pegue uma escova de cerdas macias ou um pano de microfibra e esfregue delicadamente o pó no estofamento para remover ainda mais a gordura do tecido.
  4. Em seguida, despeje algumas gotas de sabonete líquido em um pano de limpeza e umedeça-o com água morna.
  5. Em seguida, use o pano para limpar a manchas de óleo com movimentos circulares. Lembre-se de começar nas bordas da mancha e seguir em direção ao meio para evitar que se espalhe mais.
  6. Enxágue o pano ou a esponja e passe por cima do estofamento para remover qualquer resíduo do sabão.
  7. Pegue um pano limpo e seco e passe por cima dos móveis para ajudar a secar mais rápido. Se a mancha ainda estiver visível após a secagem do estofamento, repita as etapas anteriores conforme necessário.

Limpeza A Vapor Remove Manchas de Óleo Em Estofados?

Sim, a limpeza a vapor ajuda a remover bactérias, eliminar manchas e renovar os estofados. Se você quiser remover respingos, manchas de óleo de alimentos, a limpeza a vapor pode resolver o problema. Os produtos químicos na maioria dos solventes são suaves o suficiente para serem usados ​​em estofados, mas fortes o suficiente para eliminar manchas e odores diários de óleos corporais, urina de animais de estimação e fumaça de cigarro. 

As Manchas De Gordura São Permanentes?

As manchas de gordura não precisam ser permanentes. Sim, pode ser mais difícil removê-las se forem deixadas em uma superfície por muito tempo, mas isso não significa que não possam ser minimizados. A eficácia de um método de remoção de manchas de óleo e gordura dependerá do material do tecido, da quantidade de tempo que a gordura ficou em contato com o tecido e dos tipos de soluções de limpeza usados ​​no material.

É sempre melhor fazer um teste rápido de manchas antes de tentar remover gordura de qualquer tecido, pois você não quer causar descoloração. Especialmente para materiais sujeitos a fácil descoloração, como algodão, acrílico, seda e lã. 

Quais São Os Tecidos Para Estofamento Mais Fáceis De Limpar?

Existem certos tipos de tecidos que limpam e desinfetam com mais frequência do que outros tecidos. É por isso que é útil saber quais tecidos são mais fáceis de manter e limpar e quais podem exigir mais trabalho. Mas quais tecidos para estofamento são os melhores para ambientes de tráfego intenso? Vamos dar uma olhada.

Vinil

Vinil é, certamente, um ótimo tecido para estofamento. É por isso que podemos vê-lo com frequência em lugares como consultórios odontológicos, restaurantes casuais e saguões de hotéis. O vinil é geralmente muito fácil de desinfetar, limpar e tem se for mantido de maneira adequada. Embora a ideia do estofamento de vinil possa parecer desatualizada e velha, a verdade é que os avanços feitos com o estofamento de vinil o tornaram muito atraente.

Hoje em dia, o estofamento de vinil pode se parecer com vários tipos de tecido. Também está voltando um pouco à medida que os decoradores de interiores encontram diferentes maneiras de inserir estofamento de vinil nas escolhas estilísticas. Portanto, se você está procurando uma maneira de melhorar sua casa ou empresa, o estofamento de vinil pode ser uma boa opção e uma opção de fácil manutenção.

Couro

O que é melhor do que couro? O couro é um dos materiais de estofamento mais comumente usados hoje. Não é apenas clássico, mas também é muito luxuoso e bastante fácil de limpar. Mesmo se houver manchas de gordura no estofamento de couro, você pode removê-las rapidamente com um pouco de sabão líquido ou bicarbonato de sódio, por exemplo.

Além disso, o couro é mais resistente a manchas do que muitos tecidos para estofamento. Existem vários produtos de limpeza para couro disponíveis para ajudá-lo a higienizar seus itens de estofamento de couro e mantê-los livres de germes.

Microfibra

A microfibra é um material sintético que se tornou um dos melhores tecidos e estofados que você pode usar. Não só faz toalhas e roupas de longa duração, mas também pode ser um ótimo estofamento para móveis.

A melhor coisa sobre a microfibra é que ela requer muito pouca manutenção em comparação com outros tecidos. Também é bastante fácil de limpar e higienizar. A microfibra tem uma vida útil longa e remover a gordura ou outras manchas pode ser apenas uma questão de passar um pouco de sabão em pó ou um limpador de manchas confiável.

Veludo

O veludo é conhecido por sua natureza luxuosa e toque macio e suave. No entanto, você pode se surpreender ao saber que o veludo é bastante fácil de limpar e manter. A maioria dos veludos é resistente a manchas. Isso também ajuda a mantê-lo livre de sujeira e germes, que você pode limpar facilmente com um pano limpo.

O veludo não é apenas considerado um tecido de estofamento da moda no mundo do design de interiores, mas também traz os benefícios de ser fácil de limpar. Tem como não amar?

Conclusão

Esperamos que esta postagem tenha ajudado você a descobrir os melhores métodos para remover manchas de óleo e gordura de seus estofados. Mas, antes de ir, certifique-se de verificar algumas de nossas outras postagens clicando aqui

Conte conosco

Se você está lidando com manchas de óleo em móveis de tecido, pode ser difícil saber por onde começar a limpá-las. Felizmente, a Zeep Clean está aqui para ajudar. Como uma empresa especializada em limpeza e higienização de ambientes, podemos oferecer dicas e truques para ajudá-lo a remover manchas de óleo de seus móveis de tecido de forma eficaz e sem danificar o tecido.

Além disso, a Zeep Clean também oferece serviços de limpeza e higienização profissional para casas e empresas. Nossos profissionais são altamente treinados e usam equipamentos e produtos de limpeza de alta qualidade para garantir que seu espaço fique limpo e livre de bactérias e germes.

Se você precisar de ajuda para limpar suas manchas de óleo ou quiser contratar nossos serviços de limpeza profissional, entre em contato conosco. Estamos à disposição para ajudá-lo a manter seus ambientes limpos e saudáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *