Pular para o conteúdo

Aprenda como remover manchas do carpete

Se você tem carpete na sua casa ou escritório, provavelmente já sabe que pequenos acidentes do dia a dia podem causar danos gigantescos. Remover manchas do carpete pode parecer algo impossível, mas separamos algumas dicas para te ajudar.

Como remover manchas do carpete

Carpetes são ótimos para tornar os ambientes mais aconchegantes e refinados, mas infelizmente também são um dos itens de tapeçaria mais fáceis de sujar, demandando bastante atenção e cuidado.

Para não ter que conviver para sempre com uma mancha ou até mesmo ter que trocar o seu carpete, no momento do acidente, você precisa saber agir rápido e, principalmente, deve saber o que deve para limpar cada tipo de mancha.

Sumário

Aja Rápido na hora de remover manchas do carpete

remover manchas do carpete rápido

Independentemente do tipo de mancha, a melhor hora para limpar é assim que o acidente acontecer. Conforme a mancha seca, ela interage mais profundamente nas fibras do carpete, tornando ainda mais difícil a sua remoção. 

Ao limpar uma mancha recente, use um pano úmido de microfibra e um pouco de sabão em pó (não exagere). Esfregue o local até que a mancha desapareça completamente. Em seguida, passe sobre o carpete um pano umedecido limpo para remover o sabão extra e deixe secar.

Remover manchas do carpete de maneira simples:

  1. Faça a remoção do excesso com uma folha de papel toalha (remova o máximo que você conseguir com o papel);
  2. Espalhe um pouco de sabão em pó sobre a mancha (não exagere);
  3. Esfregue levemente com um pano de microfibra, tomando cuidado para não “espalhar” a mancha;
  4. Passe sobre o carpete um pano umedecido limpo para remover o sabão extra;
  5. Deixe secar por 10 minutos.

O sabão em pó é um ótimo aliado na eliminação de manchas recentes, mas nem sempre ele irá conseguir remover completamente o estrago feito. Caso isso aconteça, recomendamos que você tente uma das outras soluções que iremos te ensinar aqui.

Faça um teste de remoção de manchas antes

Se após utilizar o sabão em pó você perceber que a mancha não foi removida totalmente, então sua próxima abordagem será aplicar um dos métodos que listamos aqui, conforme o tipo de mancha. 

Mas atenção, antes de começar, faça um teste de remoção de manchas. Escolha um cantinho do seu carpete, atrás dos móveis ou em um canto escuro da sala e faça um teste. Caso você perceba que o produto não alterou as características originais do carpete, principalmente sua textura ou cor, faça a aplicação no local manchado.

Um teste de remoção de manchas garantirá, principalmente, que o método de limpeza não danifique ou manche ainda mais o seu carpete.

Removendo manchas de bebidas

Como diria o ditado popular: “Não adianta chorar pelo leite derramado”, nem pelo café, vinho, refrigerante… Já deu pra entender, né?

Até mesmo um suco de limão, que teoricamente, em um primeiro momento, não poderia pigmentar o seu carpete, pode causar grandes danos por conta da sua acidez, se não for corretamente removido.

Independentemente do líquido derramado, não deixe a limpeza para o dia seguinte.

Remover manchas simples do carpete:

  1. Faça a remoção do excesso com uma folha de papel toalha;
  2. Misture um copo de vinagre com duas medidas de água fria;
  3. Borrife a solução sobre a mancha;
  4. Remova o excesso com papel toalha.

Essa também é uma dica útil para remover manchas de sangue do seu carpete, colchão e outros tecidos.

Removendo mancha de vinho tinto

Já ouviu falar em “combater fogo com fogo”? Se a sua mancha foi causada por vinho tinto, o melhor é jogar vinho para limpa-lá, no caso, vinho branco.

Remover manchas de vinho tinto do carpete:

  1. Faça a remoção do excesso com uma folha de papel toalha;
  2. Derrame um pouco de vinho branco sobre a região atingida;
  3. Acrescente bicarbonato de sódio, o suficiente para criar uma fina camada sobre a mancha;
  4. Deixe agir por 2 horas;
  5. Remova completamente a mistura com um pano de microfibra.

Essa dica pode funcionar até mesmo com manchas mais antigas, dependendo do tipo e da cor do seu carpete.

Removendo manchas de urina

Se você tem cachorro e carpete em casa, sabe que precisa de atenção redobrada. É particularmente importante remover manchas de urina o mais rápido possível, pois elas continuarão a deteriorar o carpete com o tempo, causando danos irreparáveis. Além dos problemas estéticos, o cheiro também irá piorar com o tempo, e ninguém quer isso na sala, não é mesmo?

Remover manchas de urina do carpete:

  1. Faça a remoção do excesso com uma folha de papel toalha;
  2. Misture 02 copos de vinagre branco com 02 copos de água morna e 04 colheres de bicarbonato de sódio;
  3. Derrame um pouco da mistura sobre a região atingida pelo xixi;
  4. Remova completamente a mistura com um pano de microfibra;
  5. Repita o processo até remover completamente a urina do carpete.

Além de evitar danos permanentes, você irá diminuir as chances do seu pet voltar a fazer xixi no mesmo local.

Removendo manchas de óleo

Muito comum em carpetes de ambientes residenciais, as manchas de óleo (líquidos oleosos, em geral) também podem modifica a textura do carpete, tornando ainda mais desagradável a situação. Mas, apesar de ser um dos piores tipos de mancha, a sua remoção é bem simples, você basicamente irá precisar de um pouco de espuma para barbear.

Remover manchas de óleo do carpete:

  1. Faça a remoção do excesso com uma folha de papel toalha;
  2. Aplique uma camada de espuma de barbear sobre a macha;
  3. Deixe secar completamente;
  4. Passe um pano de microfibra úmido para remover a sujidade.

A espuma de barbear remove sujeira e oleosidade, funcionando como um shampoo de limpeza a seco.

Removendo manchas de esmalte

O que fazer quando a macha foi causada por um pigmento oleoso, como, por exemplo, um esmalte? Provavelmente a primeira coisa que você faria seria usar o removedor de esmaltes, correto? Se essa for a sua resposta, você acertou!

O removedor de esmalte ou acetona é a melhor solução nesse caso, mas, antes de correr para limpar a mancha com ela, recomendamos que você faça um teste aplicando uma pequena porção de acetona em um cantinho ou local mais escondido do carpete. Assim você terá como avaliar se a acetona não irá causar uma mancha ou danificar a textura do seu carpete.

Remover manchas esmalte do carpete:

  1. Umedeça um pano de microfibra com acetona;
  2. Esfregue a mancha sem aplicar muita força, sempre fazendo movimentos curtos para evitar aumentar a mancha;
  3. Repita o processo até remover completamente o esmalte;
  4. Utilize uma folha de papel toalha umedecida com água para retirar a acetona do carpete.

Pare imediatamente caso perceba mudança na tonalidade do seu carpete. Pela acetona ter propriedades alvejantes, o processo precisa ser feito com muita cautela.

Removendo manchas de tinta de cabelo

Falando em remoção de pigmentos, outras manchas que pode te tirar o sono de muita gente são as causadas por tinta de cabelo.

Remover manchas de tinta de cabelo do carpete:

  1. Faça a remoção do excesso com uma folha de papel toalha umedecida;
  2. Misture 01 colher de vinagre branco, 01 colher de detergente de cozinha e 02 copos de água morna.
  3. Utilize uma esponja para esfregar a solução sobre a mancha;
  4. Utilize um pano de microfibra umedecido com água para retirar a solução.

Lembre-se, a remoção das manchas sempre será mais eficiente se for feita logo após o derramamento da tinta no carpete. Não deixe a limpeza para o dia seguinte.

Quais são as manchas mais difíceis de remover do carpete?

As manchas mais difíceis de remover do carpete são sangue, vinho tinto, café e urina. Independentemente da cor do seu carpete, você terá problemas se deixar esse tipo de mancha secar, então, aja rápido para evitar danos permanentes.

Com as dicas que você aprendeu aqui, você não terá problema em remove-las se agir logo após a mancha aparece, e saiba que mesmo assim a limpeza dessas manchas irá demandar muita paciência e tempo, não tente apreçar o processo, isso pode causar um dano ainda maior. 

Caso você não tenha tempo ou tenha percebido que a mancha não irá sair, o melhor caminho pode ser a contratação de uma empresa de limpeza de carpetes, como a Zeep Clean.

Empresa de limpeza de carpetes

Quando as soluções caseiras não funcionam, o melhor a ser feito é chamar um profissional. Apesar de não existir garantia para remoção completa de todos os tipos de manchas, com o auxilio de produtos de uso profissional, nossa equipe terá uma chance muito maior de recuperar o estado original do seu carpete.

Além de remover manchas, a lavagem completa do seu carpete irá extrair completamente a sujeira que se acumula ao longo do tempo nas suas tramas e remover ácaros, fungos, bactérias e microrganismos causadores de doenças e alergias respiratórias.

Se você não lavou o seu carpete nos últimos 6 meses, mesmo que você já tenha conseguido remover as manchas com as nossas dicas, entre em contato conosco e peça o seu orçamento para a lavagem profissional.

Atendemos todas as regiões do Distrito Federal, sem cobrar taxa adicional de deslocamento. Converse conosco via WhatsApp hoje mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *