Pular para o conteúdo

LIMPEZA DE SOFÁ: guia completo e prático

O sofá é o colo da nossa casa, o aconchego, onde a gente reúne a família e os amigos para, simplesmente, jogar conversa fora. Sem dúvida, um dos móveis mais importantes de um lar. Mas você sabe cuidar do seu? Confira o nosso guia de limpeza de sofá!

Você certamente conhece o famoso sofá branco da Hebe Camargo que marcou gerações e, para sempre, a televisão brasileira.

O sofá do Programa do Jô que participou de entrevistas históricas com artistas, astros do futebol, humoristas e políticos.

É no sofá que temos os melhores diálogos, as melhores brigas, rimos e choramos com aqueles que nos contam histórias sentados.

Ele é muito utilizado. Contudo, apesar de passarmos muito tempo neles, muitas vezes, não damos a devida atenção a sua limpeza.

Se não bem limpo e cuidado, o seu sofá pode ser um ambiente de  proliferação de ácaros e bactérias  que, acima de tudo, podem causar alergias, coceiras e provocar crises de sinusite, rinite e até mesmo asma. 

Para evitar problemas maiores e você mesmo fazer a limpeza do seu estofado, confira as dicas da Zeep Clean:

Cada material, uma limpeza de sofá

etiqueta do sofá

Para identificar de que material foi feito seu estofado, antes de mais nada, deve-se ler a etiqueta que vem nele. Ela carrega informações importantes e instruções do fabricante sobre como cuidar do seu estofado.

Agora que você já identificou o tipo de material que seu estofado é feito, bem como descobriu a melhor maneira de limpá-lo, tem todas as ferramentas na mão e já pode começar sua limpeza. 

Primeiros passos

Se seu estofado tem almofadas e encosto removíveis, comece então, desencaixando essas partes.

Você pode aspirar o lado de dentro e limpar a estrutura de madeira ou metal com um pano limpo, água e detergente neutro. Não se esqueça também de secar tudo antes de montar seu sofá novamente.

Se as almofadas tiverem forros removíveis você pode, inclusive, lavar e secar segundo as instruções do fabricante.

Atenção: sempre teste sua mistura primeiro em uma parte mais escondida do seu estofado para, assim, evitar manchas surpresas.

Como fazer a limpeza de sofá de linho, tecido e veludo

Não existe mistério. Para estofados de linho, tecido e veludo basta preparar uma mistura de 1 parte de água morna para ¼ de parte de vinagre. Passar sobre o estofado com o auxílio de um pano macio ou, se a limpeza estiver muito difícil, usar uma esponja. 

Essa mistura é excelente para as sujidades causadas pelo uso do dia a dia e, além disso, ideal para remoção de manchas leves e recentes.

Como fazer a limpeza de sofá de couro

Para limpar couro, courino (couro vegano) ou napa, utilize um pano úmido, de preferência de microfibra, e uma solução de água em temperatura ambiente com detergente neutro.

Jamais utilize esponjas ou escovas que podem riscar o material do seu sofá. Além disso, sempre hidrate o couro do seu estofado para mantê-lo sempre brilhante e com aspecto de novo.

Como fazer a limpeza de sofá de camurça

Você mesmo pode fazer a limpeza do seu sofá de camurça. Vai precisar de um pano umedecido com água em temperatura ambiente e, apenas se necessário, uma pequena quantidade de detergente ou sabão neutro.

A camurça é um material muito sensível e delicado, ou seja, precisa de atenção especial na hora de ser limpa.

Ao limpar camurça, evite movimentos circulares que podem danificar o tecido, use sempre panos de microfibra e tome muito cuidado com produtos químicos. Utilize apenas aqueles recomendados para o tipo de tecido.

Enfim, seque seu estofado antes de usar.

Como fazer a limpeza de sofá suede

O queridinho das casas brasileiras, o suede, é um tecido muito prático e fácil de limpar. Portanto, uma mistura de detergente neutro e água morna é o suficiente para limpar seu estofado.

Suede é de origem animal e tem como característica uma superfície porosa, ou seja, ele absorve líquidos muito bem. Portanto, deve-se ter cuidado em relação a quantidade de água que vai usar na sua limpeza. 

Opte por usar somente a espuma da mistura e uma escova de cerdas macias e, por fim, certifique-se de que deixou bem seco antes de voltar a sentar no sofá.

Como acabar com os odores do estofado

Animais de estimação, comida e até mesmo o nosso suor podem deixar um cheiro desagradavel no estofado. Uma ótima solução para esse problema é o bicarbonato de sódio.

Em um borrifador, adicione uma mistura de:

1 litro de água 

250ml de álcool para limpeza

1 colher de sopa de bicarbonato 

½ copo de vinagre 

1 colher de sopa de amaciante

borrife no estofado mantendo distância e seque.

Limpeza diária

Como não  trocamos nossos estofados com frequência é muito importante mantê-los sempre limpos e bem cuidados.

Para a limpeza do dia a dia, o seu aspirador de pó é o melhor amigo do seu sofá. 

Ele é ideal para a remoção de pelos de animais, pó e farelo de alimentos que se limpos rapidamente não costumam dar trabalho.

Produtos profissionais

Produtos usados limpeza de sofá

Hoje em dia há no mercado muitas opções de produtos feitos para limpeza de sofá que são fáceis de encontrar e usar, basta seguir os passos da embalagem.

Cuidado com a formulação do produto para que não acabe danificando seu estofado.

Produtos à base de cloro, água sanitária ou sabão em pó estão altamente proibidos pois danificam e mancham os tecidos. 

Para proteger seu estofado de líquidos e consequentemente das manchas causadas por eles, a impermeabilização pode ser uma escolha interessante. 

Você pode tanto comprar sprays impermeabilizadores quanto contratar uma empresa profissional para fazer o serviço por você.

Limpeza de sofá profissional

É recomendada que a limpeza de estofados mais profunda e profissional seja feita a cada seis meses, mas pode ser adiantada caso seja necessário.

São inúmeras as vantagens em contratar uma empresa especializada. Além do conforto de deixar o trabalho nas mãos de outra pessoa, a limpeza profissional da garante que seu sofá ficará como novo.

A Zeep Clean oferece um serviço de altíssima qualidade que, acima de tudo, utiliza equipamentos e produtos especiais, seguros e de alta tecnologia.

Agora que você já sabe como limpar seu sofá para ele ficar perfeito, é só pôr a mão na massa e sua sala vai ter cara de cenário de filme.

Quer mais dicas como essa, siga o nosso perfil no Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *