Saiba como remover manchas amarelas do colchão

Quanto mais tempo você leva para limpá-las, mais teimosas elas se tornam. A gente entende o quão desafiador pode ser remover manchas amarelas do colchão. Exploramos algumas das causas das manchas amarelas em colchões e encontramos soluções práticas para esse problema neste artigo.

Remover manchas amarelas do colchão

As manchas amarelas em um colchão podem aparecer ou de forma natural ou como uma consequência de processos químicos. Confira um resumo de cada um:

  • Óleo: Se você derramar alimentos gordurosos enquanto está deitado, e eles permanecerem lá por um tempo consideravelmente longo, o tecido do colchão acabará amarelando. Se as receitas caseiras não eliminarem a mancha teimosa, você pode considerar a ajuda de um profissional.
  • Suor: manchas de suor são invisíveis nos estágios iniciais. Entretanto, quanto mais tempo passam despercebidos, mais rápido se transformam em marcas amarelas no colchão com um odor desagradável. 
  • Urina: sempre que houver manchas de urina no colchão, não apenas lave a roupa de cama e areje o colchão. Em vez disso, limpe a mancha de urina usando uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio.
  • Mofo: O mofo no colchão é resultado de práticas inadequadas de cuidado e higiene. Os bolores são amarelos e crescem em uma área do colchão. Uma maneira rápida de prevenir a propagação é, portanto, desinfetar completamente o colchão.  

O envelhecimento também pode descolorir um colchão. Muitas vezes é causada pela oxidação de componentes e acelerada, principalmente, pela exposição constante à luz solar. 

A descoloração do colchão é um tópico amplo que precisa de muita pesquisa para compreendê-lo totalmente. Este post elabora dicas e produtos essenciais que você pode usar para manter a cor original do seu colchão. Sendo assim, sem perder tempo, vamos lá!

Sumário

Por que meu colchão ficou amarelo? 

As espumas do colchão ficam amarelas principalmente devido ao envelhecimento. A coloração é resultado da oxidação do material da almofada. 

Você pode atrasar esse processo garantindo que seu colchão raramente fique exposto ao sol por longos períodos. Sendo assim, se for necessário deixar o colchão do lado de fora por um longo período de tempo, opte por lugares com sobra. É ainda melhor se você comprar uma capa de colchão lavável para protegê-lo.

Seu colchão também pode ficar amarelo se tiver vestígios de óleo, suor, urina ou mofo que não foram limpos. Seu próximo passo deve ser comprar um removedor de manchas ideal para se livrar das manchas amarelas irritantes que podem, eventualmente, deixar o seu colchão todo amarelo. 

Como remover manchas amarelas do colchão?

Os protetores de colchão não estão protegidos contra sujeira e manchas. Pelo contrário, na realidade, eles coletam mais sujeira na forma de pele morta, ácaros, urina e uma infinidade de outras coisas nojentas. Como você limpa isso? 

Comece aspirando bem cada lado do colchão. Isso eliminará a poeira e outras partículas. Em seguida, limpe as manchas usando um agente de limpeza à base de enzimas que podem ser facilmente encontrado em lojas de produtos de limpeza. 

Como alternativa, você pode criar uma solução de suco de limão, vinagre branco e água. Misture quantidades iguais desses ingredientes com base no tamanho da mancha. Então, aplique a mistura das bordas da mancha para o centro em movimentos circulares lentos. 

Por fim, deixe a solução descansar por pelo menos 20 minutos e enxágue com uma esponja umedecida em água limpa.

Como remover manchas amarelas do colchão usando vinagre

O Vinagre limpa, desinfeta e desodoriza colchões que estão manchados ou que mudaram de cor. Aqui estão as etapas que você precisa seguir para restaurar seu colchão ao seu estado original usando vinagre:

  1. Em primeiro lugar, pegue um borrifador e encha-o com vinagre branco.
  2. Borrife o vinagre levemente sobre o colchão para cobrir todas as manchas imperceptíveis.
  3. Então borrife as manchas visíveis (especialmente as manchas de urina) com uma camada espessa de vinagre. Certifique-se de que os pontos estão completamente molhados.
  4. Em seguida, aplique um pouco de bicarbonato de sódio nas áreas que você pulverizou e deixe por uma noite. Isso ajudará a retirar o excesso de umidade do colchão.
  5. Por fim, remova o bicarbonato de sódio no dia seguinte, passando o aspirador de pó no colchão. A essa altura, o vinagre terá matado as bactérias e eliminado o mau cheiro.

O que acontece quando você coloca o bicarbonato de sódio no colchão?

O bicarbonato de sódio é totalmente atóxico e faz muito mais do que apenas limpar manchas indesejadas. Espalhar bicarbonato de sódio na cama ajuda a remover odores desagradáveis, poeira, células mortas da pele, suor e sujeira, por exemplo. 

Todo o processo é relativamente simples. Despeje um pacote de bicarbonato de sódio em uma vasilha e adicione de 10 a 15 gotas de óleo essencial. Misture e espalhe sobre toda a superfície.

Esfregue a mistura em sua cama. Deixe-o limpar profundamente por cerca de uma hora e espere a mágica acontecer. Durante esse tempo, ele eliminará, além das manchas amarelas, os ácaros e outras manchas e partículas indesejadas.

Por fim, use um aspirador para limpar o bicarbonato de sódio da cama e maravilhe-se com o acabamento limpo que ele deixa. 

Quando é a hora de substituir o seu colchão antigo? 

Isso depende de vários fatores, incluindo o quão bem você cuida dele, o tipo de colchão, o tamanho e a frequência com que você o usa. Sua idade também é um determinante crucial. Conforme você envelhece, seu corpo fica cansado de colchões de alta pressão.

Aqui estão alguns sinais comuns de que você precisa de um novo colchão o mais rápido possível:

  • Você não dorme mais sozinho, ou você ganhou peso
  • Recomendações do fabricante
  • Presença de flacidez e irregularidade 
  • Sua asma / alergias pioraram
  • Você acorda com dor ou rigidez nos ombros, quadris ou costas.

Também é uma boa ideia descobrir seu tipo de colchão e sua vida útil. Os fabricantes do seu colchão provavelmente oferecem o descarte do colchão ou serviço de recompra.

Sempre cuide bem do seu colchão

Ignorar as manchas amarelas no seu colchão pode afetar negativamente a sua saúde. Troque os lençóis regularmente, use uma capa protetora para o colchão e elimine as manchas assim que elas aparecerem. Estas são apenas algumas das coisas que pode fazer para manter a cor original do seu colchão. Siga as instruções fornecidas acima e, então, desfrute de uma boa noite de descanso em um colchão limpo, inoxidável e sem partículas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *