Pular para o conteúdo

Ácaros no colchão: descubra o que são, quais riscos eles trazem e como acabar com eles

Como tem sido suas noites de sono? Aquela coceirinha do nariz, espirros frequentes, olhos irritados são comuns na sua rotina da noite? Seu problema pode ser o seu colchão.

Ácaros no colchão

Sim, ácaros no colchão. A verdade é que o seu colchão tem a maior concentração de ácaros da sua casa.

A sua cama quentinha e aconchegante também é bastante agradável para eles. Enquanto você lê o post, na sua cama, milhares de ácaros estão se alimentando de pele morta e se reproduzindo em uma velocidade inimaginável.

Eles são os principais causadores de alergias e agravadores de doenças respiratórias mas como são invisíveis a olho nu quase nunca nos lembramos deles.

Se livrar desses bichinhos não é uma tarefa fácil, mas a Zeep Clean te conta como fazer. Continue a leitura!

Sumário

O que são ácaros?

muitos ácaros no colchão

Os ácaros são bichinhos microscópicos pertencentes à classe dos aracnídeos, a mesma das aranhas. Divididos em mais de 1 milhão de espécies, formam o número mais abundante da classe.

No colchão a estimativa é que vivam cerca de 1,5 milhão deles se alimentando de nossos resíduos corporais diariamente.

O fato é que nunca dormimos sozinhos. Em estudos realizados pela Unicamp em 2003, foram encontrados uma concentração de 40 mil ácaros em 1 grama de poeira do seu esconderijo preferido, o colchão.

Além de espaçosos, eles ainda são os principais criadores de substâncias desencadeadoras de alergias. Ademais, podem contribuir para o agravamento de doenças respiratórias como rinite e asma e para o surgimento de irritações como conjuntivite e até mesmo dermatite atópica.

Por que os ácaros são um risco à saúde?

Individualmente um bichinho microscópico não parece significar grande ameaça, mas agora, imagine que centenas de milhares deles podem viver por toda a casa. Roupas de cama, colchões, móveis estofados, tapetes, cortinas e aparelhos de ar condicionado estão recheados deles. 

Eles se alimentam de material orgânico como restos celulares de pessoas e animais e se reproduzem em uma velocidade impressionante. Acredite: 1 grama de pele humana alimente cerca de 1 milhão de ácaros e que uma fêmea possa colocar até 200 ovos durante sua vida. 

Apesar disso, na realidade não é o ácaro em si o problema mas sim suas fezes. As fezes dos ácaros possuem enzimas digestivas que atacam a mucosa do indivíduo ao serem inaladas provocando, assim, alergias e doenças respiratórias.

Fique atento aos sinais de que os ácaros estão dominando seu colchão:

  1. coceira no nariz e região dos olhos;
  2. coceira na pele;
  3. nariz entupido e pigarro;
  4. problemas para dormir.

Se você reconhece esses sintomas, faça, então, higienização adequada do seu colchão.

Somos de Brasília

Agende sua limpeza profissional conosco e durma melhor.

Como eliminar os ácaros do meu colchão?

Infelizmente a limpeza comum diária não é o suficiente para combatê-los. Além de serem invisíveis a olho nu, ao contrário do imaginado por muitos, os ácaros não ficam nas superfícies do colchão mas em suas fibras.

Além disso é impossível eliminá-los por completo mas é possível reduzir sua população a um nível seguro para que não provoquem mais problemas de saúde.

Algumas dicas são simples e com certeza você já as conhece como limpar o ambiente frequentemente e manter portas e janelas abertas para a circulação de ar.

Receitas caseiras podem ajudar a limpá-los de colchões e estofados, mas lembre-se que apenas matá-los não é o suficiente já que seu corpo morto também é provocador de alergias.

Eliminação com vinagre

[imagem]

  1. Antes de mais nada, aspire o colchão
  2. Então, Faça uma mistura de 200ml de vinagre para 4L de água e em um recipiente spray coloque uma quantidade da mistura
  3. Em seguida, espirre a mistura por todo o colchão e aguarde 2 horas 
  4. Enfim, aspire novamente o colchão
  5. Aguarde secar completamente antes de colocar lençóis limpos.

Eliminação com bicarbonato

[IMAGEM]

Além de auxiliar na eliminação de ácaros, essa receita é uma ótima para a eliminação de odores.

  1. Aspire o colchão
  2. Logo em seguida, polvilhe o bicarbonato sobre toda a sua superfície
  3. Espalhe, se necessário, com uma escova de cerdas macias
  4. Aguarde 1 hora 
  5. Por fim, aspire todo o bicarbonato do colchão
  6. Coloque lençóis limpos.

Como a oxi sanitização poderia me ajudar?

Apesar das nossas dicas, ácaros são realmente difíceis de serem exterminados e muitas vezes será necessário um tipo de limpeza profunda.

Em muitos casos, essa limpeza só conseguirá ser feita com sucesso por uma empresa especializada como é o caso da oxi sanitização. 

Conhecida também como sanitização por ozônio, a oxi sanitização de ambientes é excelente para a eliminação desses bichinhos que são ameaças à saúde.

Sendo um gás, o ozônio consegue se espalhar por todo o ambiente e chegar em locais em que a limpeza manual não conseguiria. 

A oxi sanitização te protege de vários outros microrganismos como bactérias e vírus. Ademais, ainda faz a completa eliminação de odores tudo em poucos minutos e sem esforço.

Depois da limpeza, como me prevenir?

[imagem trocando lençol?]

Agora que você já sabe como eliminá-los, aqui estão algumas dicas de como evitar uma nova visita dos bichinhos.

  1. Em primeiro lugar, abra portas e janelas diariamente pela manhã para circulação de ar dentro de casa
  2. Periodicamente, coloque seu colchão e travesseiros para tomar sol 
  3. Mantenha a casa limpa e evite, principalmente, o acúmulo de poeira em objetos
  4. Troque a roupa de cama do seu colchão frequentemente e no caso do colchão de bebês a frequência deve ser ainda maior
  5. Utilize capas antiácaro nos colchões

Conte com a Zeep Clean

Agora que você conhece seus inimigos e tem suas armas na mão, sabe exatamente o que fazer: conte com a Zeep para te ajudar na batalha contra esse exército.

A Zeep Clean oferece os serviço de limpeza e higienização de colchões e estofados bem como o serviço de oxi sanitização tudo contando com os melhores equipamentos, produtos e, claro, muito profissionalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *